V Congresso da Seção Latino-Americana da Associação Internacional
para o Estudo da Música Popular, IASPM-LA


Rio de Janeiro, 21 a 25 de junho de 2004

Curso (Workshop) de Philip Tagg* "Música e a Imagem em Movimento"

Introdução à Semiologia Musical Aplicada ao Cinema

[Original page online]

O Professor Philip Tagg (PhD), um dos mais importantes semiólogos musicais da atualidade, estará no Rio de Janeiro entre os dias 14 e 18 de junho de 2004, para ministrar um workshop promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Letras (PUC-Rio) e Música (UNIRIO). Nesse curso, estudantes e profissionais de música, estudantes e profissionais de comunicação e cinema, além dos interessados em geral, poderão conhecer a metodologia do Prof. Tagg para a análise semiológica da música. Philip Tagg apresentará seu trabalho sobre o filme "The Mission", cuja música foi composta por Enio Moricone.
Atenção: Não é necessário saber "ler" partituras musicais para fazer o curso. As duas primeiras aulas do curso serão abertas ao público e as três últimas serão a oficina, limitada a 20 alunos, que deverão confirmar sua inscrição no dia 14 de junho, pagando o valor de R$ 50,00.
Os participantes que se inscreverem na oficina receberão certificado emitido pelo IASPM-LA.

OBS: As pré-inscrições para a oficina, incluindo nome e instituição deverão ser feitas por e-mail: taggworkshop@globo.com


Curso (workshop) de Philip Tagg (14 a 18 de junho de 2004):

14 de junho - Aula Inaugural - "Música e a imagem em movimento - Uma breve introdução à semiologia musical aplicada ao cinema" - Aberta ao público
das 18 às 20 h PUC - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro**
(Auditório Padre Anchieta - Edifício Cardeal Leme)

15 de junho - "Aspectos epistemológicos e ideológicos da música para cinema" - Aberta ao público
das 18 às 20 h Instituto Villa-Lobos / UNIRIO*** (Sala Villa-Lobos)

16 de junho - Análise de cenas selecionadas do filme The Mission - "Construção de partitura gráfica, localização de musemas e levantamento de materiais semelhantes para a comparação"
das 19 às 21 h PUC - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Salas: K118, K120, K124, K126 (Todas as salas estão localizadas no Edifício Kennedy**)


17 de junho - Análise de cenas selecionadas do filme The Mission - "Sonorização do visual e visualização do sonoro"
das 19 às 21 h PUC - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Salas: K118, K120, K124, K126 (Todas as salas estão localizadas no Edifício Kennedy**)

18 de junho - Análise de cenas selecionadas do filme The Mission - "Discussão das análises / valores e ideologias criados na mente do público de cinema"
das 19 às 21 h PUC Sala K118 (Ed. Kennedy**)


* Philip Tagg (1944) é um dos mais atuantes semiólogos da música da atualidade. Há mais de trinta anos tem se dedicado à educação musical, à análise da música popular, além de atuar como compositor, produtor musical e colaborador de projetos para emissoras de rádio educacionais no Reino Unido, na Suécia e nos Países Baixos.

Após ter estudado Música em Cambridge e Educação em Manchester, Philip Tagg transferiu-se para a Suécia em 1966. Entre 1971 e 1991 trabalhou na Universidade de Göteborg, participando da fundação de uma nova escola para o treinamento de professores de música. Concluiu seu Doutorado (PhD) no ano de 1979, com tese sobre análise semiológica da música de TV. Em 1981 fundou, junto com outros colegas, a "Associação Internacional para o Estudo da Música Popular" (IASPM - International Association for the Study of Popular Music).Em 1991 retornou ao Reino Unido para iniciar a Enciclopédia da Música Popular do Mundo (EPMOW - Encyclopedia of Popular Music of the World). De 1993 até 2002 foi Professor no Institute of Popular Music at the University of Liverpool. Recentemente (2002) recebeu o convite para lecionar como Professor Sênior de Musicologia na Universidade de Montréal (Canadá).Esta é a segunda vez que o Professor Tagg vem ao Brasil para ministrar um curso. Em 1984, Philip Tagg ministrou curso para estudantes latino-americanos em Tatuí (SP).

** PUC-RIO - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Rua Marquês de São Vicente, 225, 22453-900, Gávea - Rio de Janeiro - RJ
Para a localização acesse a página da PUC e veja o mapa do campus e outras informações clicando na seção CAMPUS: http://www.puc-rio.br/mapasite/
*** UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Instituto Villa Lobos. Av. Pasteur 436, fundos, URCA.

©2001-2003 Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular -
Rama Latinoamericana.
Todos los derechos reservados